bolsa de

inclusão social

mecenato

Seja nosso apoiador

O Mecenato representa uma forma de financiamento das artes com origem no Império Romano e que acompanha a humanidade até os dias de hoje. Esse recurso financeiro foi muito utilizado na época do Renascimento Cultural.

A palavra deriva de Caius Mecenas, político romano, ministro e conselheiro do Imperador Otávio Augusto. Mecenas foi incumbido pelo imperador a financiar a produção artística e literária de vários nomes da cultura romana, como os poetas, historiadores e artistas de diversos segmentos.

Durante o período das ações de incentivo à produção cultural de Mecenas e Otávio Augusto, conhecido como o “Século de Augusto”, Roma conheceu importantes mudanças em seu cenário urbano. Templos, teatros, anfiteatros e esculturas foram construídos na capital do Império Romano. 

Ou seja, Mecenato é só um termo específico para PATROCÍNIO dentro do contexto cultural e acadêmico.

 

O IPIA, enquanto projeto educacional, não possui financiamento de qualquer entidade pública, privada ou mesmo familiar. Desta forma, os Planos de Associação e os Apoiadores possibilitam a existência do Instituto, assim como possibilitam a nossa oferta de bolsas de estudo.

O patrocínio é uma forma de apoiar a cultura, a pesquisa e o estudo com valores dentro da possibilidade de cada apoiador. São contribuições voluntárias que ajudam na manutenção do IPIA.

Conheça nossa política de transparência para as bolsas de estudo, é só clicar aqui.

 

Agradecemos de coração seu incentivo ao nosso projeto educacional!

logo IPIA 03b clara.png