Buscar

Susuné: contos de mulheres negras

Atualizado: Jun 8

Pedro Alonso


Fonte: divulgação. Retirado de: http://www.contracenarte.com/



Trecho extraído das memórias transcritas pela atriz Carolina Virgüez que serviu de inspiração para compor a dramaturgia de "Susuné: contos de mulheres negras"


"1967. Sou a sétima de oito irmãos. Me lembro que a minha irmã mais velha dizia para nós que ver um negro era um sinal de boa sorte. Como era muito difícil ver negros na cidade naquela época (Bogotá anos 60), se vc se deparava com um, tinha que coçar um joelho ao mesmo tempo em que pedia um desejo.


Atualmente com o problema da guerrilha e dos paramilitares, muitas comunidades negras e indígenas têm sido expulsas de suas terras, principalmente na região do Chocó. São os chamados “desplazados” (exilados). Hoje vc vê muitos negros que são obrigados a emigrar para a capital e vc pode vê-los vendendo rosas ou balas nos sinais de transito.


1995. Nos anos 90, já no Brasil, li “Do amor e outros demônios”. A historia acontece em Cartagena, cidade do Caribe, Colômbia no século 18. O personagem principal é Sierva Maria de Todos los Angeles, que foi criada por escravos negros, fala em Banto e os brancos acham que está possuída pelo demônio. Fui para a Cartagena, cidade onde mora parte da minha família.

Agora, no inicio de abril, fui com minha mãe ao museu da Inquisição, no convento de Santa Clara – edifício onde exumaram restos mortais de freiras e onde, parece ser, exumaram os restos de Sierva Maria com a sua imensa cabeleira cobre, que inspirou Garcia Marques a escrever essa história. Minha irmã que faz piscinas e fontes para vários hotéis que foram conventos que datam de 1700 já encontrou caveiras, rosários e colares enterrados. O que é que me inspira a fazer esta peça? Mais uma vez a minha mãe me pergunta para que vai me servir tudo isso".


Pedro Alonso é ator, performer e crítico de teatro. @criticoolhar

11 visualizações

O uso não autorizado do conteúdo e imagem pertencentes ao IPIA configura violação de propriedade intelectual sujeita a penalidade.