Buscar

Constelações - Parte 1

Kika Hamaoui


"Los Años Decisivos", 1911-1919", de Marc Chagall.

Não era bem isso, evidentemente, alguém aguardava do outro lado da porta e meu coração que andava quieto, disparou. Era verdade que muito de mim havia partido, mas havia um pacto. Um pacto quanto a interferências externas, era preciso que todas se silenciassem, era preciso um pouco de bálsamo, era preciso acompanhar o vento que passava.

O céu é mesmo insistente, palco de tempestades e aviões, a segunda casa dos mortos, quem sabe a primeira dos vivos, quem sabe é mais do que se olha. Lembro das primeiras vezes que andei de avião, me surgiu um impacto terrível, era inacreditável estar no céu, desviei o olhar, fingi não existir. As mãos suavam de absurdo, o contraste das pessoas sentadas no nada, o azul vibrante, os pés que desconheciam o chão.

Aos poucos, fui entendendo o céu. Na estabilidade. Nas nuvens, nas estrelas gigantes, na lua quando se passa por ela. Os planetas que se enxerga, o deleite do infinito. O espaço que abraça a terra. Mas era só eu. Eu, o quarto e um pedaço do céu quando via.

O ambiente hostil havia desaparecido, já reconhecia os cantos das paredes, o sino do outeiro lá de longe marcava as horas, o cumprimento dos porteiros e vizinhos estavam mais fluídos, fazia sentido até qualquer tipo de comentário. Desci do andar outro dia, conversei com alguém sobre uma árvore que cortaram, estava podre, podia cair em alguém. Ainda assim, me doía vê-la despedaçada.

O fato é que alguém esperava do outro lado da porta, esperava a mim e aos meus pensamentos que seguiam em um fluxo como lençóis amarrados uns nos outros que são jogados pela janela para alguém escapar. Não houve outro toque da campainha, mas ele esperava. Eu sabia.


Kika Hamaoui é autora e roteirista, formada em Filosofia pela Puc-Rio. Publicou os livros "Dois-Mundos de Antônia", "Replexidão", "Teus Navios são Tuas Coragens", "Do Medo do Tempo e outros rugidos" e a história em quadrinhos "Pérola". É roteirista da Rede Globo e atualmente escreve o programa "Zorra". @kikahamaoui

#literatura #mulheresescritoras #escritademulheres #KikaHamaoui

O uso não autorizado do conteúdo e imagem pertencentes ao IPIA configura violação de propriedade intelectual sujeita a penalidade.