Buscar

Constelações - Parte 3

Kika Hamaoui


"Coletando água à sombra do cajueiro", de Otoniel Mejia.

EXISTIRMOS, A QUE SERÁ QUE SE DESTINA?

Desandei em uma enxaqueca insuportável, por dias, parecia impossível comer, ver a luz, encostar, suspirar em desejos, apenas uma tela preta insuportável da existência me acompanhava. Todos os objetos da casa me davam náuseas, era impossível usar os mesmos pratos, os mesmos copos, sentir os cheiros que sequer sabia conhecer.

Debrucei na privada, enfiei fundo o dedo na garganta, uma, duas, três vezes, havia tanto que precisava sair, profundo, grudado no estomago, mas só a cabeça pulsava, uma consequência, apenas isso, a lógica, a tristeza desesperada.

E por longos dias a escuridão me acompanhou, debruçada hora na ideia da vida, hora no sentido que faltava. Pensar nos outros me amolava os nervos, gostaria que todos desaparecessem misteriosamente e sobrasse apenas rostos desconhecidos, rostos que não sabem meu nome, minhas misérias, minhas desgraças pessoais.

Depois de longos dias eu vi a luz e meus olhos não doeram. Andei pela rua e achei tudo extremamente agradável. A vida era boa existindo, era bom ver pessoas desnorteadas, máquinas decididas, a natureza intacta. Era bom olhar para o sol e depois apertar a visão, tropeçar na calçada, comprar um pão. Era bom.

A solidão me acalmou. Fiquei na rua sem olhar o tempo, comprei novos copos, talheres, pensei as cores. Voltei com estômago vazio e uma vontade danada de escrever. A escrita era mais urgente que a fome. Fiz um sanduíche e não relutei.

- O dia está lindo hoje, vamos para a praia?


Kika Hamaoui é autora e roteirista, formada em Filosofia pela Puc-Rio. Publicou os livros "Dois-Mundos de Antônia", "Replexidão", "Teus Navios são Tuas Coragens", "Do Medo do Tempo e outros rugidos" e a história em quadrinhos "Pérola". É roteirista da Rede Globo e atualmente escreve o programa "Zorra". @kikahamaoui

#literatura#mulheresescritoras#escritademulheres#KikaHamaoui


O uso não autorizado do conteúdo e imagem pertencentes ao IPIA configura violação de propriedade intelectual sujeita a penalidade.