Buscar
  • ipiacomunidade

Curso gratuito! A escrita literária e a emancipação feminina - online


Nesse momento difícil pelo qual todos nós estamos passando, a escola IPIA - Comunidade de Pensamento disponibilizará gratuitamente, até o dia 27/06, para o público em geral, o nosso curso xodózinho ❤ o primeiro que inaugurou nossas atividades em outubro de 2017 e ao longo desses anos já realizou 5 edições: A escrita literária e a emancipação feminina.


O IPIA continua realizando suas atividades online e em breve lançaremos novos cursos, enquanto aguardamos ansiosamente para voltar a nos encontrarmos presencialmente 😊


== AULAS GRAVADAS DO CURSO A ESCRITA LITERÁRIA E A EMANCIPAÇÃO FEMININA - GRAVADO E GRATUITO ===


Para além do esforço de tentar corrigir um injusto déficit histórico de gênero que subjuga, impede e oprime a produção da escrita literária das mulheres, ler e estudar a literatura feita por mulheres nos ensina novos modos de existência, nos auxiliando, portanto, no campo ético. Nos ensina também novas formas de estar e lutar no mundo, nos auxiliando, portanto, no campo político.


Neste curso pretendemos pensar junto com mulheres que escreveram literatura e o ofício literário, mas também a política e a história das mulheres.


PRIMEIRO ENCONTRO: VIRGINIA WOOLF - A ESCRITA LITERÁRIA E A EMANCIPAÇÃO FEMININA】

Textos de apoio: Um teto todo seu, Profissões para mulheres e outros artigos feministas


SEGUNDO ENCONTRO: ANA CRISTINA CESAR - LITERATURA E MULHER: ESSA PALAVRA DE LUXO.】 Para pensar a escrita literária e a ideia de literatura feminina

Textos de apoio: Escritos do rio.


TERCEIRO ENCONTRO: SIRI HUSTVEDT - O ENIGMA DA VISIBILIDADE 】A mulher artista, as personagens e a questão da arte.

Livros de apoio: O verão sem homens, O que eu amava, O mundo em chamas


QUARTO ENCONTRO: ELENA FERRANTE - UMA NOVA COSTUREIRA PARA AS MÃES.】 A força das personagens femininas de Elena Ferrante.

Livros de apoio: Tetralogia napolitana, A filha perdida, Um amor incômodo


QUINTO ENCONTRO: CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE - TORNAR-SE MULHER NA NIGÉRIA E TORNAR-SE NEGRA NA AMÉRICA】

Livros de apoio: Americanah, Hibisco Roxo, No seu pescoço


SEXTO ENCONTRO: CONCEIÇÃO EVARISTO: escrever para resistir】

Livros de apoio: Olhos d'água; Insubmissas lágrimas de mulheres e Ponciá Vivêncio


【 LINK DE INSCRIÇÃO PARA RECEBER O CURSO 】 https://bit.ly/2wHPqrI


【 P R O F E S S O R A 】 VIVIANA RIBEIRO


Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Direito da PUC-RIO. Mestra em Filosofia pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (PFI/UFF). Possui graduação em Direito pelo IBMEC. Pesquisadora egressa do Grupo de Estudos Comparados de Literatura e Cultura (GECOMLIC/UFRJ), coordenado pelos prof Dr. Eduardo Coutinho e prof.ª Dra. Monica Amim. Integrante do Grupo de Trabalho Deleuze da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (GT- Deleuze/Anpof). Integrante do Ciclo de Leitura Espinosa, Puc-Rio.

144 visualizações