Buscar

Curso online Deusas Infernais e o feminino sombrio

Atualizado: Ago 25


Deusas, bruxas, erveiras, curandeiras, parteiras, sacerdotisas, oráculos e feiticeiras. Das mulheres, conhece-se a desrazão, o obscuro, o telúrico, o sedutor e assustador. Das mulheres associa-se a Lua em todas as suas fases, vibrante, enorme abundante, jovem tímida e velha sábia.


Com o possar do tempo, as mulheres sábias se tornaram bruxas malignas. A grande mãe na figura de Lilith se tornou a própria personificação do mal. Monstruosas sereias, figuras da desrazão e do desmembramento, devoram as vítimas que seduzem. Medeia, a sábia sacerdotisa de Hécate, tornou-se a infanticida envenenadora. Das mulheres, nas narrativas sagradas, conhece-se as sombras, a maçã, o veneno, a expulsão do paraíso masculino. Mas a história não contada das mulheres é que nas sombras há potência, nas sombras há virtude, no sombrio feminino encontra-se os valores que o mundo civilizado baniu.


No curso DEUSAS INFERNAIS – Representações do sombrio feminino nas mitologias, passaremos pela história das divindades sombrias, aquelas que habitam o submundo, que transitam entre os mundos e que jazem nas sombras. Contaremos suas histórias e entenderemos seus símbolos na tentativa de reconstruir a beleza negada do sombrio feminino na história do sagrado nas mitologias.


Aula 1 】Apresentação do curso: As mulheres e o sombrio na história – Devolvam-nos a grande Deusa e suas mulheres reais!


Aula 2 】 Inanna e Ishtar - A Senhora de todas as essências - O sexo iniciático - A profanação divina.


Aula 3 】Lilith e Eva– A demonização do divino feminino – A Deusa serpente é a senhora da sabedoria e do conhecimento!


Aula 4 】 O mundo dos mortos, catábases e ritos funerários – uma análise dos mitos de pós-morte e seus muitos caminhos.


Aula 5 】Deusas Celtas - Morgana e Morrigan - O mundo das fadas - A sacerdotisa da deusa - A Rainha Fantasma.


Aula 6 】Deusas Gregas – Medeia, Circe, Hécate – A trindade das bruxas, erveiras e feiticeiras – A princesa da Cólquida, a ninfa herborista e a senhora dos caminhos, três fases da deusa Lua e suas múltiplas faces!


Aula 7 】Deusas Gregas – Demeter, Core e Perséfone – Ciclos, transformações, morte e renascimento – A rainha da primavera também é a senhora dos mortos!


Aula 8 】Finalização do curso



【 LINK DE INSCRIÇÃO 】


https://bit.ly/2yWdHuW



【 Q U A N D O 】


Sextas, dias 08/05, 15/05, 22/05, 29/05, 05/06, 12/06, 19/06 e 26/06, de 18:30 às 21:00;


【 O N D E 】


Online Plataforma Zoom


【 I N V E S T I M E N T O 】


R$ 640,00, através de depósito bancário


R$ 700,00, através do pagseguro


Obs: Os valores acima podem ser parcelados e corresponder a 20 horas de aula.


【 P R O F E S S O R A 】


JULIA MYARA é professora e co-fundadora do IPIA – Comunidade de Pensamento. Também é doutoranda em História da Filosofia Antiga na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestra em Filosofia Antiga na PUC-RIO, graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professora da Pós-graduação Lato sensu em Filosofia Antiga (CCE, PUC-RIO).

Atualmente realiza estudos na área de mitologia com ênfase nas figuras femininas tais como Helena, Medeia, Antígona, etc. Realiza pesquisa em Filosofia Antiga, com foco no pensamento de Platão e Górgias. Desenvolve, também, pesquisa na área de mitologia grega, estudo de gênero na antiguidade, religiões, narrativas míticas comparadas e retórica greco-romana.


JULIA SCHMIDT é professora de Língua Portuguesa. Também é mestre em Linguística com foco em Análise do Discurso pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Letras - Português e Alemão pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua principalmente nos seguintes temas: linguística aplicada, análise do discurso, sexualidade, feminismo e gênero.

Desenvolve atualmente estudos ligados à astrologia, botânica, perfumaria e mitologia.

159 visualizações

O uso não autorizado do conteúdo e imagem pertencentes ao IPIA configura violação de propriedade intelectual sujeita a penalidade.