Buscar

Eva e Lilith - Leituras de decadência e ascensão do feminino

Atualizado: Ago 25





:: Eva e Lilith - Leituras de decadência e ascensão do feminino ::


A origem do mal, amiga da serpente, o fim de toda carne, demônio fêmea de longos cabelos, esposa do diabo, esposa de Adão, a que causa terrores noturnos, a que causa prazeres obscuros, submissa, insubmissa, pecadora, a que pare com dor, a que mata os recém-nascidos. Essas são algumas das características associadas ao binômio Eva e Lilith.


Eva e Lilith foram consideradas, cada uma a seu jeito, a origem do mal, a expressão do pecado e símbolos de insubordinação. As duas famosas mulheres que pertencem e contornam o imaginário dos povos herdeiros das culturas abraâmicas manifestam, na complexidade de suas representações, os múltiplos aspectos do feminino tanto em decadência quando em ascensão.


Enquanto Eva, até muito pouco tempo, foi compreendida como a agente do mal e Lilith como um terrível demônio fêmea, esses símbolos retornam para nós com outros significados, outros sentidos, outra força, sem nunca terem sido esquecidos.


Nesse minicurso de 3 encontros, estudaremos as simbologias referentes a antiga Deusa e algumas de suas faces tardias: Eva e Lilith. Inscreva-se!



:: E M E N T A ::


Aula 1 】 Contextualização mítico-histórica: a grande Deusa destronada e seus símbolos usurpados.


Aula 2 】 Os hebreus na babilônia – a relação entre o Enumma Elish e a Bíblia hebraica – Eva e a maldição da serpente.


Aula 3 】 Lilith – o braço forte de Inanna, primeira esposa de Adão e demônio de longos cabelos – A glória do feminino sombrio.



:: Q U A N D O ::

Às quartas-feiras dias 05/08, 12/08 e 19/08. De 18h às 21h.

:: O N D E ::

Plataforma online ZOOM.

:: I N V E S T I M E N T O ::

Boleto ou transferência : R$ 230,00 valor integral pagamento por transferência ou boleto;

Cartão: R$ 250,00 para pagamento por cartão de crédito no PagSeguro


:: P R O F E S S O R A ::


JULIA MYARA é professora e co-fundadora do IPIA – Comunidade de Pensamento. Também é doutoranda em História da Filosofia Antiga na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestra em Filosofia Antiga na PUC-RIO, graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professora da Pós-graduação Lato sensu em Filosofia Antiga (CCE, PUC-RIO).

Atualmente realiza estudos na área de mitologia com ênfase nas figuras femininas tais como Helena, Medeia, Antígona, etc. Realiza pesquisa em Filosofia Antiga, com foco no pensamento de Platão e Górgias. Desenvolve, também, pesquisa na área de mitologia grega, estudo de gênero na antiguidade, religiões, narrativas míticas comparadas e retórica greco-romana.



:: I N S C R I Ç Ã O ::

https://forms.gle/DNcHhpdnzVmZ9YEB9




808 visualizações

O uso não autorizado do conteúdo e imagem pertencentes ao IPIA configura violação de propriedade intelectual sujeita a penalidade.