Buscar

O espectador emancipado de Jacques Rancière

Atualizado: Mar 8



:: Ementa ::


O título do curso é ensejado pela obra de mesmo nome, escrita pelo filósofo, professor e ensaísta Jacques Rancière, que vê uma origem comum entre arte e política e neste ensaio tratará especificamente das artes miméticas dramáticas onde os corpos encontram-se em movimentos, tais como teatro, performance, dança, etc. O objetivo deste curso é pensar junto com Ranciére o significado dessa proposição contida na hipótese de um espectador emancipado. O filósofo fará um percurso longo, a começar pela crítica platônica às artes dramáticas e sua redefinição no primeiro romantismo que elege o teatro como meio mais propício à revolução estética, chegando até o teatro de Artaud e Brecht. A finalidade, como diz o próprio filósofo, é “de mostrar que os conceitos e procedimentos da tradição crítica não são de modo algum obsoletos.” Para tanto, seguiremos os passos de Rancière, que enxerga na floresta das coisas e dos signos a possibilidade do aprendizado via tradução.


Aula 1】 Teatro e comunidade


Aula 2】 Crítica ao espetáculo


Aula 3】 Redistribuição dos saberes


Aula 4】 A emancipação do espectador



:: Q U A N D O ::


Terças-feiras, das 18h às 21h. Dias: 6/4, 13/4, 20/4 e 27/4.

Carga horária: 12 horas


:: O N D E ::

Plataforma online.

As aulas são síncronas (ou seja, acontecem ao vivo em sala de aula virtual) e gravadas para aquelas/es que não possam estar presente no momento dos encontros.



:: I N V E S T I M E N T O ::


- Boleto / transferência: R$ 420,00

- Cartão de crédito: R$ 440,00


20% de desconto para: estudantes de graduação e pós-graduação; professores da rede de Ensino Básico.






:: P R O F E S S O R A ::


Yasmin Nigri é poeta, artista visual e crítica literária. Seu livro de estreia, Bigornas (Ed.34, 2018), foi finalista do prêmio Rio de Literatura 2019 na categoria poesia. Atualmente é pesquisadora do CNPQ e cursa o Doutorado em Filosofia na área de Estética e Filosofia da Arte na PUC-Rio. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).



:: OUTRAS INFORMAÇÕES ::


- O curso possui material de apoio.

- Certificado para alunos com frequência mínima de 75%.

- O acesso às aulas gravadas ficará disponível 27/10/2021 (60 dias após o término do curso).




605 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo