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Seminário online e gratuito: Psicanálise e quotidiano

Atualizado: há 6 dias

Uma realização do IPIA com a UNIRIO.

IPIA comunidade de pensamento tem o orgulho de anunciar a parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Através da Escola de Extensão da UNIRIO, as duas instituições realizam juntas o seminário Psicanálise e quotidiano, gratuito e on-line.


O interesse na teoria psicanalítica, desde muito cedo em seu desenvolvimento, transbordou os círculos terapêuticos que primeiro ocuparam-se dela. O papel central da sexualidade, a importância dos sonhos, as questões sobre sofrimento, satisfação de desejos e moralidade, prazer e desprazer, chamaram a atenção do público geral, com o qual Sigmund Freud soube comunicar-se muito bem. O criador da psicanálise preocupou-se em dar aos conhecimentos produzidos para responder aos desafios clínicos a forma de uma teoria geral do funcionamento psíquico, da qual, então, extraiu uma concepção da natureza humana.


Demonstrando que, em matéria de psiquismo, há apenas uma distância muito estreita entre a “saúde” e a “doença”, Freud aplicou suas descobertas a questões da história da arte, da antropologia, da filosofia, da religião, do comportamento de massas. Dialogou com grandes nomes das artes e das ciências e, construindo ao seu redor um movimento teórico ao mesmo tempo sólido e multifacetado, logrou, ainda em vida, firmar a psicanálise como uma referência cultural, enraizando as questões a respeito do inconsciente no imaginário popular.


Por um lado, Freud reconhecia o caráter anti-intuitivo de muitas das descobertas psicanalíticas, e estava convencido de que encontrariam no público em geral intensa resistência. Por outro, foi um empolgado e competente divulgador de suas ideias, ao mesmo tempo modesto e zeloso, pois estava convencido de que aquilo de que a psicanálise se ocupava dizia respeito a qualquer um. Em vários de seus escritos, salta aos olhos sua intenção desbravadora de, revelando os alicerces obscuros – muitas vezes violentos e repressivos – da sociabilidade humana, tornar-nos intelectualmente e psiquicamente mais permeáveis às vivências intensas, às verdades profundas, às vezes desagradáveis, por trás de nosso funcionamento subjetivo e de nosso comportamento civilizado.


É confiando nesse conteúdo de interesse geral da obra de Sigmund Freud, e daqueles que com ela dialogaram, que propomos um seminário permanente de estudos de teoria psicanalítica. Nosso objetivo é introduzir os conceitos psicanalíticos fundamentais através de aulas on-line, gratuitas e abertas ao público, a serem realizadas semanalmente. Nessas aulas, será promovido um encontro com textos-chave da tradição psicanalítica, que serão analisados e apresentados expositivamente.


【 P R O G R A M A 】


Primeiro módulo: a concepção freudiana de subjetividade.


Nessa primeira parte, o curso terá como material fundamental duas obras de Freud: as Conferências Introdutórias à Psicanálise (1917) e as Novas Conferências Introdutórias à Psicanálise (1933). As aulas

seguirão a ordem de exposição das Conferências, às vezes utilizando a leitura e interpretação de passagens particularmente importantes.


Aula 1 】Apresentação do programa. Panorama da vida e da obra de Sigmund Freud.


Aula 2 】As primeiras “Conferências Introdutórias”. Os atos falhos e o inconsciente. A importância dos sonhos para a psicanálise (Conferência 5).


Aula 3 】Sonhos. Conferência 5 (continuação). A interpretação dos sonhos, o conteúdo manifesto e o sentido latente (Conferências 6 e 7). Os sonhos infantis (Conferência 8). Os sonhos de adulto: a censura dos sonhos (Conferência 9).


Aula 4 】O trabalho onírico (Conferência 10). Exemplos de interpretação de sonhos (Conferência 11). A interpretação de sonhos na clínica contemporânea: questões. Sonhos e realização de desejos (Conferência 14).


Aula 5 】Introdução à teoria geral das neuroses: o objeto original da psicanálise (Conferência 16). O sentido dos sintomas (Conferência 17).


Aula 6 】Teoria das neuroses. Trauma, fixação e inconsciente (Conferência 18). Resistência e repressão (Conferência 19).


Aula 7 】A concepção freudiana de sexualidade (Conferência 20). Sexualidade e formação psíquica (Conferência 21). A concepção freudiana do feminino (Conferência 33).


Aula 8 】Neurose, ansiedade, angústia (Conferências 23, 24, 25).


Aula 9 】A teoria da libido e o narcisismo (Conferência 26). A metapsicologia freudiana: Id, Ego, Superego / Isso, Eu, Supereu (Conferência 31).


Aula 10 】A transferência, fundamento da clínica (Conferência 27). Questões da psicanálise contemporânea.


【 O N D E 】


Plataforma Online


【 Q U A N D O 】


Às quartas-feiras, de 19:00 às 21:00, a partir do dia 10 de Junho


【 I N S C R I Ç Ã O 】


https://forms.gle/UJsME4TLRjrWGhfy7


【 P R O F E S S O R 】


PEDRO ROCHA DE OLIVEIRA É professor do departamento de filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Pós-doutor em filosofia pela USP, doutor em filosofia pela PUC-Rio, e membro não-titular da Formação Freudiana. Realiza pesquisas sobre as implicações sociológicas da teoria psicanalítica e as origens e limites da socialização capitalista.


【 R E A L I Z A Ç Ã O 】


IPIA comunidade de pensamento


e


Escola de Extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

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