Seminário online e gratuito: Psicanálise e quotidiano [módulo 1]
Atualizado: Jan 15
Uma realização do IPIA com a UNIRIO.

IPIA comunidade de pensamento tem o orgulho de anunciar a parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Através da Escola de Extensão da UNIRIO, as duas instituições realizam juntas o seminário Psicanálise e quotidiano, gratuito e on-line.
O interesse na teoria psicanalítica, desde muito cedo em seu desenvolvimento, transbordou os círculos terapêuticos que primeiro ocuparam-se dela. O papel central da sexualidade, a importância dos sonhos, as questões sobre sofrimento, satisfação de desejos e moralidade, prazer e desprazer, chamaram a atenção do público geral, com o qual Sigmund Freud soube comunicar-se muito bem. O criador da psicanálise preocupou-se em dar aos conhecimentos produzidos para responder aos desafios clínicos a forma de uma teoria geral do funcionamento psíquico, da qual, então, extraiu uma concepção da natureza humana.
Demonstrando que, em matéria de psiquismo, há apenas uma distância muito estreita entre a “saúde” e a “doença”, Freud aplicou suas descobertas a questões da história da arte, da antropologia, da filosofia, da religião, do comportamento de massas. Dialogou com grandes nomes das artes e das ciências e, construindo ao seu redor um movimento teórico ao mesmo tempo sólido e multifacetado, logrou, ainda em vida, firmar a psicanálise como uma referência cultural, enraizando as questões a respeito do inconsciente no imaginário popular.
Por um lado, Freud reconhecia o caráter anti-intuitivo de muitas das descobertas psicanalíticas, e estava convencido de que encontrariam no público em geral intensa resistência. Por outro, foi um empolgado e competente divulgador de suas ideias, ao mesmo tempo modesto e zeloso, pois estava convencido de que aquilo de que a psicanálise se ocupava dizia respeito a qualquer um. Em vários de seus escritos, salta aos olhos sua intenção desbravadora de, revelando os alicerces obscuros – muitas vezes violentos e repressivos – da sociabilidade humana, tornar-nos intelectualmente e psiquicamente mais permeáveis às vivências intensas, às verdades profundas, às vezes desagradáveis, por trás de nosso funcionamento subjetivo e de nosso comportamento civilizado.
É confiando nesse conteúdo de interesse geral da obra de Sigmund Freud, e daqueles que com ela dialogaram, que propomos um seminário permanente de estudos de teoria psicanalítica. Nosso objetivo é introduzir os conceitos psicanalíticos fundamentais através de aulas on-line, gratuitas e abertas ao público, a serem realizadas semanalmente. Nessas aulas, será promovido um encontro com textos-chave da tradição psicanalítica, que serão analisados e apresentados expositivamente.
【 P R O G R A M A 】
Primeiro módulo: a concepção freudiana de subjetividade.
Nessa primeira parte, o curso terá como material fundamental duas obras de Freud: as Conferências Introdutórias à Psicanálise (1917) e as Novas Conferências Introdutórias à Psicanálise (1933). As aulas
seguirão a ordem de exposição das Conferências, às vezes utilizando a leitura e interpretação de passagens particularmente importantes.
Aula 1
Apresentação geral do Seminário, etc.
Panorama do desenvolvimento intelectual de Sigmund Freud
A histeria e o nascimento da psicanálise: o caso Anna O.
Aula 2
A histeria e o nascimento da psicanálise: o caso Anna O. (Continuação)
Obras paradigmáticas de Sigmund Freud
Aula 3
Panorama geral e estrutura das Conferências
Primeiras Conferências: Atos Falhos e Sonhos
Aula 4
Primeiras Conferências: Sonhos (Continuação)
Aula 5
Conferência 16: Psicanálise Psiquiatria
Conferência 17: O Sentido dos Sintomas
Aula 6
Conferência 18: A Fixação no Trauma, o Inconsciente
Conferência 19: Resistência e Repressão
Aula 7
Conferência 20: Sexualidade Humana
Aula 8
Conferência 20: Sexualidade Humana (Continuação)
Conferência 21: O Desenvolvimento da Libido e as Organizações Sexuais
Aula 9
Conferência 22: Desenvolvimento, Regressão, Etiologia
Aula 10
Observações complementares sobre o desenvolvimento do Eu
Conferência 22: Desenvolvimento, Regressão, Etiologia (Continuação)
Aula 11
Revisão: Conferências 18 a 22
Conferência 23: Os Caminhos da Formação de Sintomas
Aula 12
Conferência 23: Os Caminhos da Formação de Sintomas (Continuação)
Aula 13
Conferência 24: O Estado Neurótico Comum
Aula 14
Conferência 25: A Angústia
Aula 15
Conferência 26: A Teoria da Libido e o Narcisismo
Aula 16
Conferência 27: A Transferência
Conferência 28: A Terapia Analítica
【 O N D E 】
Plataforma Online
【 Q U A N D O 】
Às quartas-feiras, de 19:00 às 21:00, a partir do dia 10 de Junho
【 I N S C R I Ç Ã O 】
Este curso já se encerrou de forma síncrona, mas você pode assistir ao Seminário completo e gratuito em nosso canal do YouTube. Cada um dos módulos do Seminário é dividido em uma playlist específica: https://www.youtube.com/c/IPIAcomunidade
【 P R O F E S S O R 】
PEDRO ROCHA DE OLIVEIRA É professor do departamento de filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Pós-doutor em filosofia pela USP, doutor em filosofia pela PUC-Rio, e membro não-titular da Formação Freudiana. Realiza pesquisas sobre as implicações sociológicas da teoria psicanalítica e as origens e limites da socialização capitalista.
【 R E A L I Z A Ç Ã O 】
IPIA comunidade de pensamento
e
Escola de Extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)