O IPIA

IPIA comunidade de pensamento é um instituto, criado em 2017, que busca promover uma formação humanista através do encontro, estudando as humanidades e as ciências sociais (filosofia, história, geografia, direito), sempre pensando com a arte (literatura, música, teatro, artes plásticas, cinema etc.). Estamos falando de uma educação para aqueles que não são, necessariamente, especialistas e pesquisadores.

Nossos cursos são destinados a educadores, estudiosos, membros de organizações sociais, pensadores, artistas, escritores, curiosos e demais interessados. Pessoas que buscam tanto um contato inicial quanto uma imersão mais aprofundada, cujo conteúdo pode (e deve) ajudá-las no seu desenvolvimento intelectual, emocional e cidadão.

 

A formação humanista nos auxilia não só na atuação social e coletiva na prática da democracia, como também nos habilita ao desenvolvimento de lideranças capazes de criar e florescer nas diferenças e questões cotidianas. Trata-se da constituição de uma rede que promove experiências e encontros potentes para melhor atuar na vida prática.

Com esse intuito, desde 2017 temos realizado cursos - já foram mais de 40 edições - , além de diversos eventos e grupos de estudos, abertos ao público em geral, promovidos na cidade do Rio de Janeiro.

 

Em 2020, o IPIA assume-se como uma escola online. Além de reedições de cursos de nosso catálogo e da oferta de outros inéditos, trazemos algumas novidades: grupo de estudos gratuitos em plataformas virtuais;  lançamento de duas séries em nosso canal do Youtube: Série Mulheres Mitologia, Literatura e Filosofia e a Série Diálogos - conversas entre religião, mitologia e filosofia; e o Blog do IPIA, publicando colunas de membros do IPIA, de sua comunidade e de convidados.

Integrantes

Viviana Ribeiro é professora e confundadora do IPIA. 

Doutoranda em Direito (PUC-Rio). Mestra em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (PFI/UFF). Atualmente realiza estudos na área de filosofia política, com ênfase na luta e no pensamento de mulheres e em Bento de Espinosa e Gilles Deleuze. Ao lado disso,  desenvolve pesquisas em literatura, política e memória.

Julia Myara é professora e cofundadora do IPIA. 

Doutoranda em História da Filosofia Antiga na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente realiza estudos na área de mitologia com ênfase nas figuras femininas tais como Helena, Medeia, Antígona etc.

Thiago Ponte é professor e cofundador do IPIA .
Doutorando em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Mestrando em Filosofia na PUC-Rio, também é formado em Filosofia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) e Engenharia (PUC-Rio), com mestrado em Informática (PUC-RIO). Atualmente realiza estudos na área de filosofia política e história da filosofia moderna, com ênfase no pensamento político e econômico da Inglaterra no início da modernidade.

Ivo Venerotti é professor e cofundador do IPIA.
Doutor em geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em História também pela UERJ. Atualmente realiza estudos nas áreas de geografia humanista, educação, patrimônio, geografia com arte, geografia e filosofia moderna e contemporânea.

Felipe Jardim é professor associado do IPIA. 

Doutor em Direito pela PUC-Rio. Atualmente realiza estudos na área de filosofia política, história do direito e história da filosofia, com ênfase no pensamento político dos séculos XVI e XVII, também desenvolvendo pesquisas na área do direito de resistência e formação constitucional brasileira.

Maria Izabel Varella é professora residente do IPIA.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio, é mestra e graduada pela mesma universidade. Atualmente realiza pesquisas na área de direitos humanos e filosofia moderna e contemporânea, com ênfase em temas como história, memória, tempo e experiência política.

Francisco da Alexandria é professor residente do IPIA. 

Mestrando em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFF na linha de Conhecimento e Linguagem. Possui graduação em Filosofia pela UNIRIO  Atualmente realiza pesquisa em História da Filosofia Moderna em especial no pensamento de Hume e Kant e na questão da subjetividade e do surgimento da noção de indivíduo.

O uso não autorizado do conteúdo e imagem pertencentes ao IPIA configura violação de propriedade intelectual sujeita a penalidade.